jeudi 5 juin 2014

Mordida n. 145-Bourbon? Um. Nas pedras. Façavôr.

Sua Majestade Católica Juan Carlos I, de Bourbon, rei de Espanha, de Castela, de Leão, de Aragão, das Duas Sicilias, de Jerusalén, de Navarra, de Granada, de Toledo, de Valência, de Galícia, de Cerdeña, de Córdoba, da Córsega, de Múrcia, de Jaén, dos Algarves, de Algeciras, de Gibraltar, das Ilhas Canárias, das Índias Orientais e Ocidentais, da terra firme e das ilhas do Mar Oceano, Arquiduque da Áustria, duque de Borgonha, de Brabante, de Milão, de Atenas, de Neopátria, conde de Habsburgo, de Flandes, do Tirol e de Barcelona, senhor de Biscaia e de Molina, marquês de Oristán e Gociano, Soberano Grão-Mestre da Insigne Ordem do Tosão de Ouro, Grão-Mestre da Real Ordem de Isabel a Católica, abdicou dia 2 de junho de 2014, em favor de Sua Alteza Real Don Felipe Juan Pablo Alfonso de Todos os Santos de Bourbon e Grécia, Príncipe de Astúrias, Príncipe de Gerona, duque de Montblanc, conde de Cerbero e senhor de Balaguer, príncipe de Viana, na qualidade de herdeiro do reino de Navarra, no qual reinará sob o nome de Felipe 6º.
Não é a primeira vez que um Bourbon de Espanha abdica em favor de filho. Vários antecederam o atual. O mais curioso foi Felipe 5º, chamado O Valente, neto de  Luís 14, que abdicou dia 14 de janeiro de 1724 em favor do filho mais velho, Luís O Bem-amado. Mas o jovem morreu de varíola oito meses depois, e papai retomou a coroa e com ela ficou por mais 22 anos. Afonso 13, avô de Juan Carlos, exilado depois da proclamação da República em 1931, abdicara em 1941 em favor de Juan, pai de Juan Carlos, que foi rei sem reino porque viveu no exílio.

De fato, a única grande novidade histórica dessa nova abdicação bourbônica é que foi anunciada por … Twitter!!!

Quanto ao resto, me alinho à tradição estabelecida pelo povo francês, que os súditos do Reino de Espanha deveriam retomar: Bourbon bom é Bourbon decapitado.

AEK, secretário perpétuo da AABDG (Associação dos Amigos do Bom Dr. Guillotin)
Feliz semana, apesar de tudo!
Que a força do espírito esteja com você!
…e até a semana que vem.
 

Aucun commentaire: